segunda-feira, maio 02, 2016

de de

O que é transição capilar e big chop ? E como foi minha transição.



Eu percebi que muitas de vocês não conhecem ou não sabem como funciona a Transição e o BC (Big Chop). Calma, eu explico!

Vocês já devem ter notado como está ficando comum encontrar mulheres e até homens com o cabelo black Power, curtinho ou cacheado por ai.
Esse tipo de cabelo não está na moda como já ouvi muitas falarem, o que esta acontecendo é que as pessoas estão se sentindo cada vez mais incentivadas a assumirem o cabelo natural, deixando de lado assim, as químicas de transformações (progressivas, relaxamentos, selagem, etc.)

Ta Evellyn mas o que é Transição? Transição é o processo de mudança que se da quando você para de usar químicas de transformação no cabelo e deixa ele crescer naturalmente.

Normalmente o cabelo fica com duas texturas, a raiz cacheada e as pontas lisas, isso ocorre porque, química de transformação não sai do cabelo, o que acontece é que quando a raiz do cabelo cresce a parte lisa do cabelo vai descendo, deixando o cabelo com duas texturas.




Não é fácil, eu confesso, conheço muitas meninas que desistiram e voltaram a fazer química no cabelo, mas no final vale a pena!
Sem contar que hoje em dia o YouTube está cheio de tutoriais ensinando a disfarçar o cabelo em transição.

Existem também no Facebook grupos de garotas que estão em Transição ou fizeram o BC, que compartilham suas historias e dicas. Um deles é o CACHEADAS EM TRANSIÇÃO, esse grupo me ajudou muito quando estava em transição, me dando apoio moral e muuuito incentivo! Também fiz muitas amigas por lá.

Já o BC (Big Shop ou Grande Corte) é quando você corta toda a parte com química  do seu cabelo e deixa apenas a parte cacheada.
Eu fiz o meu BC com seis meses de transição, porque não aguentava mais aquelas duas texturas, mas tenho amigas que fizeram o BC com um ano e meio e até com dois anos. Isso depende muito se você esta preparada para realizar o corte e vai se sentir segura com o tamanho do cabelo.

Vou deixar aqui em baixo algumas fotos de quando eu estava na transição, quando fiz o BC e de como eu estou atualmente, para inspirar quem ta pensando na idéia, ou está na transição.


ESSA SOU EU ANTES DA TRANSIÇÃO

Eu sei não se parece nada comigo.
Nessas fotos eu tinha acabado de fazer progressiva.
Eu sempre fazia progressiva de quatro em quatro meses, e nunca retocava a raiz, sempre fazia por todo o comprimento do cabelo. Até que meu cabelo começou a ter corte químico, esse foi um dos motivos para que eu entrasse de transição.

ESSA SOU EU NA TRANSIÇÃO

Eu entrei em transição quando completei seis meses que não usava química no cabelo, optei usar aplique tique- taque  pois para mim era mais fácil de monitorar. Mas tem varias maneiras de passar pela transição, tranças, mega hair, e até mesmo secador e chapinha. Mas eu preferi o aplique tique- taque por que traz menos danos ao cabelo.

ESSA SOU EU QUANDO FIZ O BC 

Eu fiz o BC dia 29 de Dezembro de 2014 ( a quase dois anos atrás), quando já estava a seis meses sem fazer progressiva. No começo eu fiquei com muito medo de não gostar, e minha mãe até tentou me convencer a não fazer o corte, mas já estava decidida então cortei.
No começo foi difícil se acostumar mas depois que me acostumei e meu cabelo pegou jeito eu percebi que foi uma das melhores coisas que já fiz!

COMO MEU CABELO ESTÁ AGORA

A trajetória até aqui foi difícil, muitas vezes eu pensei em desistir, minha auto estima estava lá em baixo, eu me senti feia. Mas olha só o resultado, essas fotos são a prova de que tudo valeu a pena. E hoje quando eu olho para trás, eu vejo o quanto passar por tudo isso foi importante para mim.
Hoje eu sou mais confiante, hoje eu me aceito como eu sou, eu perdi o medo da tesoura e o mais importante  eu não ligo mais para o que pensão de mim, o importante é eu me amar do jeito que sou.
E quando nos aceitamos como somos o mundo aprende a nos aceitar também!

Para as meninas que estão passando por essa fase eu desejo muita força, vocês já são guerreiras só por decidirem assumir o cabelo natural! Não desistam la na frente vocês vão ver como valeu a pena passar por tudo isso.




0 comentários:

Postar um comentário